O que é o código da receita 2089?
Publicado por Miguel Sá de Correia em 03-10-2025
Mas, se a empresa for optante pelo Lucro Presumido, a guia de imposto de renda passa a conter outro código: 2089. Ambos os impostos são referentes ao imposto de renda, porém, no Lucro Real ele é recolhido mensalmente, caso haja lucro na empresa, enquanto no presumido o recolhimento é trimestral.
O que é código da receita 2372?
-Código 2372 – PJ Lucro Presumido
CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL- Recolhimento da contribuição sindical patronal às respectivas entidades de classe (empregador).
Qual a diferença do código 2362 e 5993?
Esta diferença deve ser paga em DARF separado, nos códigos 2362 (pessoas jurídicas obrigadas ao lucro real) ou 5993 (pessoas jurídicas optantes pelo lucro real), até o último dia útil do mês subseqüente ao mês em que ocorreu o excesso. Após este prazo, a diferença deve ser paga com os acréscimos legais.
O que é o código 5993?
O Código da Receita 5993 a ser aposto no DARF refere-se o IRPJ de empresas não obrigadas ao Lucro Real por Estimativa Mensal, enquanto que o 2362 deve ser usado para empresas obrigadas a este tipo de tributação.
O que é o código 3373?
Para esses pagamentos, os códigos dos Documentos de Arrecadação da Receita Federal (DARF) são 3373 para o IRPJ e 6012 para a CSLL.
✅SICALCWEB 2022 NOVA VERSÃO ATUALIZADA PELA RECEITA FEDERAL DARF COM CÓDIGO DE BARRAS
42 curiosidades que você vai gostar
O que é o código 1410 da Receita Federal?
Conteúdo: Dispõe retenção de imposto de renda na fonte, sobre multa ou qualquer outra vantagem paga ou creditada por pessoa jurídica, ainda que a título de indenização, a beneficiária pessoa física.
Quando usar o código 6773?
6773 - Pessoas Jurídicas não Financeiras - Lucro Real - Ajuste Anual; 6758 - Entidades Financeiras - Lucro Real - Ajuste Anual; 2372 - Pessoas Jurídicas Tributadas pelo Lucro Presumido ou Arbitrado.
Como calcular DARF 2372?
O código de recolhimento que deve ser utilizado é 2372 – CSLL.
...
Cálculo10.000 x 12% = R$ 1.200.10.000 x 32% = R$ 3.200.Total = R$ 4.400.9% (alíquota do CSLL) aplicado sobre R$ 4.400 = R$ 396.Valor do imposto CSLL = 396 reais.
O que é o Imposto de CSLL?
A CSLL é um tributo de competência da União, que incide sobre o lucro líquido[1] das pessoas jurídicas domiciliadas no País ou a ela equiparadas.