Qual Csosn do ICMS para MEI?
Publicado por Gaspar Ivan Martins em 03-10-2025
ICMS – Aquisição de sucata (NCM 72043000) – MEI (Micro Empreendedor Individual) – Emissão de Nota Fiscal de Entrada – CFOP 1.101 e CSOSN 400 – Recolhimento do ICMS devido na entrada por guia de recolhimento especial no código 063 - Artigo 392 do RICMS/2000.
Qual código ICMS para MEI?
Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito de ICMS (Código 101);
Como recolher ICMS do MEI?
ICMS para o MEIcontribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual, no valor de 5% (cinco por cento) do limite mínimo mensal do salário de contribuição;R$ 1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; e.R$ 5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto.
Qual é a situação tributária do MEI?
Microempreendedor Individual (MEI) e tributos
Por isso, fica isento dos tributos federais, como Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, PIS, Cofins, IPI e CSLL. Porém, deve pagar o valor fixo mensal de R$ 45, se for comércio ou indústria; de R$ 49, para prestação de serviço; ou de R$ 50, quando for comércio e serviços.
Quando usar Csosn 400 e 900?
Diferenças entre os CSOSN 101/102, 400 e 900101/102: Todas as operações que são tributadas. ... 400: Para toda operação não sujeito ao recolhimento do Simples, porém que envolve faturamento ou baixa de custos ou estoque, ou seja, saída ou entrada de caixa ou de crédito.
ENTENDA O ICMS PARA EMPRESAS SIMPLES E MEI DE ECOMMERCE. DIFAL, SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA, ETC.
45 curiosidades que você vai gostar
Quando utilizar o Csosn 400?
8) CSOSN 400 – Não tributada pelo Simples Nacional
As empresas optantes pelo Simples Nacional são tributadas somente pelas receitas, logo qualquer saída que não seja receita e não tenha um código próprio deverá ter a nota fiscal emitida com o CSOSN 400.
Quando usar o CST 400?
400 - Não tributada pelo Simples Nacional - Classificam-se neste código as operações praticadas por optantes pelo Simples Nacional não sujeitas à tributação pelo ICMS dentro do Simples Nacional.
Como preencher tributos na Nota Fiscal Eletrônica MEI?
Passo a Passo para Preencher Nota Fiscal Eletrônica NFeCredencie sua empresa junto à Sefaz. ... Compre um certificado digital. ... Saiba o tipo de empresa e o tipo de nota. ... Escolha um software emissor adequado. ... Informar dados do emitente, do destinatário e do produto vendido.
Qual o valor do Imposto da Nota Fiscal do MEI?
Quanto aos valores, no ano de 2021, a DAS MEI aponta para o seguinte recolhimento: R$ 56,00 para comércio ou indústria: R$ 55,00 do INSS + R$ 1,00 do ICMS; R$ 60,00 para prestadores de serviços: R$ 55,00 do INSS + R$ 5,00 de ISS; R$ 61,00 para comércio e serviços: R$ 55,00 do INSS + R$ 1,00 do ICMS + R$ 5,00 de ISS.