Qual é a base de cálculo do CSLL?

Publicado por Alícia Coelho Silva em 03-10-2025

(75 votos)

A base, como o nome sugere, são os lucros da empresa. A alíquota da CSLL geralmente é de 9% sobre o lucro. A diferença fica para instituições financeiras, de seguros privados ou capitalização, que recolhem 15%.


Qual a base de cálculo da CSLL?

A base de cálculo da CSLL corresponde ao resultado contábil do período ajustado pelas adições determinadas, pelas exclusões admitidas e pelas compensações de base de cálculo negativa até o limite definido em legislação específica vigente à época da ocorrência dos fatos geradores (Lei nº 7.689, de 1988, art.


Qual a base de cálculo da CSLL Lucro Presumido?

A base de cálculo corresponderá a 12% (doze por cento) da receita bruta da venda de bens e serviços.


Qual a base de cálculo do IRPJ e CSLL?

Para o IRPJ, a alíquota é de 15% para todo lucro até R$ 20.000,00 por mês e 10% para todo lucro que passar esse limite. E para a CSLL, a alíquota é sempre 9% sobre a base de cálculo.


Como calcular IRPJ e CSLL trimestral?

· IRPJ: 25% sobre a parcela do faturamento trimestral superior a R$ 187.500,00; · CSLL: 9% sobre qualquer valor de faturamento. Tais alíquotas são aplicáveis sobre a base de cálculo presumida de 32%. Portanto, 15% X 32% é igual a 4,8% do Faturamento mensal.


CÁLCULO LUCRO PRESUMIDO do IRPJ e CSLL.

44 curiosidades que você vai gostar

Como apurar IRPJ e CSLL Lucro Presumido?

Um exemplo de como calcular o Lucro Presumido500.000 x 32% = 160.000 → Lucro Presumido IR 160.000 x 15% = R$ 24.000 → IRPJ a ser recolhido no trimestre. ... (160.000 – 60.000) x 10% = 10.000 → IRPJ adicional a ser recolhido no trimestre. ... 160.000 x 9% = 14.400 → CSLL a ser recolhida no trimestre.


Como calcular CSLL por estimativa?

A base de cálculo do imposto, em cada mês, será determinada mediante a aplicação do percentual de 8% (oito por cento) sobre a receita bruta auferida mensalmente.


Como contabilizar IRPJ e CSLL por estimativa mensal?

Quando a empresa opta por pagar o IRPJ de forma estimada, mensal, os pagamentos do IRPJ respectivo não devem ser debitados em conta de resultado, mas sim em conta de ativo circulante, já que na apuração do balanço anual se fará a compensação das parcelas pagas com o IRPJ apurado.


O que é lucro real por estimativa?

Lucro Real – Apuração com base na Estimativa Mensal ou Balancete de Suspensão ou Redução. Lucro real é o lucro líquido do período de apuração antes da provisão para o IRPJ, ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação do IRPJ.